A Fuvest, responsável pelos processos seletivos da USP, abre às 12h desta terça-feira (9) as inscrições para o segundo simulado do vestibular 2027. O prazo vai até 3 de julho, e a taxa é de R$ 150. O cadastro deve ser feita no site da fundação.
O simulado terá duas etapas. Na primeira, os candidatos fazem a prova de conhecimentos gerais. Os mais bem classificados serão convocados para uma segunda fase, com produção de redação.
A prova será aplicada de forma presencial no dia 26 de julho, em São Paulo e em outras cidades paulistas, além de Fortaleza. O exame segue o modelo da primeira fase do vestibular, com 80 questões objetivas de múltipla escolha.
-
Bauru
-
Campinas
-
Fortaleza (CE)
-
Piracicaba
-
Presidente Prudente
-
Ribeirão Preto
-
Santo André
-
São Carlos
-
São José do Rio Preto
-
São José dos Campos
-
São Paulo
-
Sorocaba
A etapa discursiva está prevista para 16 de agosto. Os textos serão corrigidos pela mesma banca responsável pelas redações do vestibular oficial.
Segundo a Fuvest, serão chamados para a segunda fase do simulado os candidatos com melhor desempenho e nota mínima de 24 pontos na prova objetiva. O limite de convocados é de 10.080 estudantes.
A redação seguirá o modelo adotado no vestibular 2026, quando passou a ter duas propostas de texto. O candidato deverá escolher uma delas para desenvolver. A prova avalia as habilidades de linguagens previstas no programa do vestibular.
Em abril, a fundação aplicou o primeiro simulado, com 25.747 inscritos. As duas edições seguem o novo formato do exame, com 80 questões —dez a menos que o modelo anterior— e cinco horas de duração.
A edição mais recente do vestibular já trouxe mudanças, com questões mais interdisciplinares e maior presença de conteúdos de filosofia, sociologia, artes e educação física.
A prova cobra disciplinas previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química, biologia, inglês, filosofia, sociologia, artes e educação física.
A participação no simulado não substitui a inscrição no vestibular nem garante bônus no processo seletivo oficial, que terá calendário próprio.

